Histórico do Conexão

Histórico do Conexão

O Conexão – Serviço de Integração Social foi criado a partir da inquietude de um grupo de profissionais que integraram o 1º Conselho Tutelar do município de Carapicuíba – SP/1994 ao constatar a carência de trabalhos voltados para os jovens e adolescentes no município, em especial aqueles em situação de risco social, aos quais, mesmo com o advento do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) continuaram sem acesso aos direitos e serviços minimamente necessários para sua formação.

Sua criação se pautou no propósito de desenvolver uma ação direta e positiva junto a esses jovens, em parceria com o Grupo de Senhoras Estrela Azul, criaram a unidade de serviços e integração social – Conexão, em junho/00, para desenvolver programas de inclusão e protagonismo social e de medidas sócio-educativas.

O Conexão tem como metas a promoção pessoal e a inclusão social de seus públicos através de programas voltados ao protagonismo e empreendedorismo social e comunitário, trabalha ombro-a-ombro com seus parceiros governamentais, empresariais, e da sociedade civil tanto na criação quanto na manutenção de projetos sociais que propiciem a transformação e a melhoria da vida das pessoas impactadas.

Nossa missão é Contribuir para a melhoria da qualidade de vida de pessoas e comunidades por meios de ações diretas e inclusivas que minimizem as diferenças sociais acreditamos ser possível a promoção, o entendimento e a integração entre os diversos segmentos de nossa sociedade. 

Para atender a sua Missão, o Conexão foca sua atuação em Projetos e Ações que sirvam de exemplos e possam ser disseminados para outras comunidades e se referencia conceitualmente nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (Organização das Nações Unidas), que tem como foco principal os três pilares da sustentabilidade, eixo social, ambiental e econômico.

Nossos ações se dividem em:

*Transformação Social e Protagonismo

– Projeto Horta Escolar Conexão, acontece desde 2014 e já atendemos 35 escolas, somando um público estimado de mais de 700.000 pessoas entre estudantes, professores, gestores das escolas publicas bem como os familiares e comunidade do entorno das escolas. O principal resultado é a mudança nos hábitos alimentares.

– Projeto Viva Maturidade, acontece desde 2010 e visa tornar os idosos protagonistas de suas próprias vidas, reinserindo-os no convívio social. Nesse período já foram atendidos 850 pessoas.

– Projeto Academias da Terceira Idade – acontece desde 2016 e visa disseminar academias específicas para a pessoa idosa em diversas cidades. Nesse período já foram construídas duas academias que atendem aproximadamente 450 idosos.

 

* Promoção da Responsabilidade Social

– Campanhas, ações de voluntários, ações junto a empresas, assessorias, etc.

 

*Eventos Especiais (festas, passeios, bingos, bailes, jantares, cafés, festivais, etc.

Nossas ações são mantidas por meio de patrocínios de projetos e contribuições voluntarias dos associados e apoiadores eventuais da comunidade que têm garantido a continuidade das ações.