Projeto Horta Escolar Conexão-Alelo

Projeto Horta Escolar Conexão-Alelo

Projeto Horta Escolar Conexão-Alelo

 

O projeto Horta Escolar é resultado do Programa “Conexão Escola com os Objetivos da ONU” que surgiu em 2004 a convite do PNUD/VNU – Voluntários das Nações Unidas para a difusão das metas do milênio da ONU nas escolas públicas.

Diante do impacto social alcançado, após revisão da ação detectou-se que no município de Carapicuíba-SP, existe enorme carência e desconhecimento da importância de uma alimentação saudável para a manutenção da saúde e uma crescente falta de perspectivas em relação a conquista de emprego e geração de renda, levando o Conexão a implantar em 2014 o piloto deste projeto em parceria com a Alelo – Companhia Brasileira de Soluções e Serviços, que movida por sua política de responsabilidade social resolveu investir, inicialmente, na implantação deste projeto piloto em 5 escolas deste município, chegando ao número de 25 escolas no final de 2017.

Em 2018, visando à disseminação da tecnologia social do Projeto Horta Escolar Conexão – Alelo pela região Metropolitana Grande Oeste, foi iniciada a parceria com a cidade de Itapevi – SP, que foi um dos primeiros municípios a concluir a adequação de atuação em conformidade com a nova legislação, preconizada pelo Novo Marco Regulatório do Terceiro Setor.

Visando sua continuidade, em 2019 o Projeto será realizado em 15 escolas da rede pública municipal de ensino da cidade de Itapevi, sendo: manutenção das 10 escolas já participantes e a inclusão de 5 escolas novas, contando com a participação direta de aproximadamente 600 alunos multiplicadores, 300 alunos do maternal. 80 voluntários diretos entre professores, merendeiras e funcionários das escolas parceiras, além de 18 facilitadores.

Desta feita, o Projeto Horta Escolar pauta-se pela busca constante de multiplicar informações e práticas educativas que melhorem os hábitos alimentares, contribuindo assim para a melhoria da qualidade de vida das pessoas alcançadas.

 

Principais ações:

  • Palestras, rodas de conversas e oficinas sobre alimentação saudável
  • Capacitação de alunos Multiplicadores
  • Ações com voluntariado corporativo
  • Criação e manutenção de hortas em escolas públicas
  • Medição e análise externa de impacto social

 

Visite a nossa página no Facebook: www.facebook.com/projetohortaescolarconexaoalelo