Sobre o projeto

O projeto Horta Escolar do Conexão é resultado do Programa “Conexão Escola com os Objetivos da ONU”. Ele foi elaborado em 2004, a convite do PNUD/VNU (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento/Voluntários das Nações Unidas) para a difusão das metas do milênio da ONU nas escolas públicas.

Diante do impacto social alcançado após a revisão da ação, detectou-se que, no município de Carapicuíba (SP), existe enorme carência e desconhecimento da importância de uma alimentação saudável para a manutenção da saúde. Além disso, há uma crescente falta de perspectivas em relação à conquista de emprego e geração de renda. Isso levou o Conexão a implantar, em 2014, o piloto deste projeto em parceria com a Alelo (Companhia Brasileira de Soluções e Serviços).

Movida pela sua política de responsabilidade social, a Alelo investiu, inicialmente, na implantação deste projeto piloto em cinco escolas do município citado, atingindo 25 escolas no final de 2017.

Em 2018, visando à disseminação dos conceitos do Projeto Horta Escolar Conexão – Alelo pela região Metropolitana Grande Oeste, foi iniciada a parceria com a cidade de Itapevi (SP). No ano seguinte, em 2019, o Projeto foi realizado em 15 escolas da rede pública municipal de ensino da cidade de Itapevi. Dessas 15, foi feita a manutenção de 10 escolas já participantes e a inclusão de 5 escolas novas.

Para executar o que foi planejado, houve a participação direta de aproximadamente 600 alunos multiplicadores e 300 alunos do maternal.

Além de 80 voluntários diretos entre professores, merendeiras e funcionários das escolas parceiras, também estavam envolvidos 18 facilitadores.

O Projeto Horta Escolar em 2020 passou por uma transformação no formato de atendimento das 14 escolas e a ONG APAE, devido a pandemia do COVID-19; de presencial para trabalho remoto (grupo de whatsApp, vídeo no YouTube, atividades escritas) dando continuidade ao projeto por meio de temas relacionados à alimentação saudável e o cultivo da horta caseira.

Em 2021, o projeto passará pela aplicação do plano de saída das escolas e a finalização das ações do projeto com atividades de orientações e acompanhamentos de forma presencial e remota durante o período emergencial da pandemia.

O Projeto Horta Escolar pauta-se, primordialmente, pela busca constante de multiplicar informações e práticas educativas que melhorem os hábitos alimentares, contribuindo assim para a melhoria da qualidade de vida das pessoas envolvidas. As escolas participantes recebem um conteúdo didático transversal, desenvolvido especialmente para o projeto pela equipe técnica que o compõe. Esse material leva em consideração as diretrizes do “Guia Alimentar para a População Brasileira” do Ministério da Saúde e as expectativas de aprendizagem para o Ensino Fundamental I e II, que constam na base nacional de educação.

Público: 700 crianças e adolescentes de 4 a 15 anos

Cidade: Itapevi (em andamento)

Principais

Açoes

Palestras, rodas de conversas e oficinas sobre alimentação saudável;

Capacitação de alunos multiplicadores, aqueles que multiplicam as informações aos familiares e formam opinião;

Ações com voluntariado corporativo;

Criação e manutenção de hortas em escolas públicas;

Medição e análise externa de impacto social;

Principais Resultados

Crianças

10.000 crianças impactadas

Implementados

14 escolas e 1 ONG

Facilitadores

15 facilitadores

Apoio Escolar

150 pessoas no grupo de apoio escolar

Alcance

60 mil pessoas impactadas diretamente

Faça sua doação

Precisamos da sua ajuda

Desde o ano 2000 (ano de fundação), os nossos ideais, propósitos e valores estão alinhados em ajudar as pessoas, em diferentes idades, por uma vida melhor. Faça hoje mesmo parte dessa conexão através de doações. Particular ou empresa, estamos preparados por meio de Leis de Incentivos para abatimento de impostos.

Doação via Funcad

Toda doação feita via Fundo da Criança e do Adolescente (Fumcad) ou através do Fundo Municipal do Idoso pode ser abatida no total do imposto de renda devido. Respeitando o limite de 1% do lucro operacional para pessoa jurídica e 6% para pessoa física.

Doação via depósito bancário

Banco: Itaú
Agência: 0551
C/C: 46.227-8
CNPJ: 04.633.305/0001-91

Doação via PIX

CNPJ: 04.633.305/0001-91
Conexão – Serviço de Integração Social

Entre em Contato
para fazer sua doação